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Tomás de Aquino é o principal filósofo da Cristandade, responsável por articular fé e razão, de modo incomparável.
Sua Suma Teológica é um dos livros mais completos e profundos da nossa tradição intelectual, cujo mérito consiste na síntese da filosofia de Aristóteles com a revelação cristã, desenvolvendo a teologia patrística de Agostinho.
A organização intelectual desta obra permite uma iniciação ao mesmo tempo didática e profunda de todas as questões centrais da Filosofia.
Você mergulhará na filosofia cristã, independentemente de qualquer conhecimento prévio.
Você aprenderá o contexto histórico, cultural e intelectual de Aquino, lendo e comentando questões selecionadas de sua obra-prima.
Tomás de Aquino é o principal filósofo da Cristandade, responsável por articular fé e razão, de modo incomparável.
Sua Suma Teológica é um dos livros mais completos e profundos da nossa tradição intelectual, cujo mérito consiste na síntese da filosofia de Aristóteles com a revelação cristã, desenvolvendo a teologia patrística de Agostinho.
A organização intelectual desta obra permite uma iniciação ao mesmo tempo didática e profunda de todas as questões centrais da Filosofia.
Você mergulhará na filosofia cristã, independentemente de qualquer conhecimento prévio.
Você aprenderá o contexto histórico, cultural e intelectual de Aquino, lendo e comentando questões selecionadas de sua obra-prima.
A filosofia realista de Santo Tomás é capaz de fazer com que nos aproximemos da realidade em que estamos inseridos a partir de diversos âmbitos: a nossa vida cotidiana, as nossas decisões morais, a crise da cultura que estamos enfrentando, os problemas históricos e políticos típicos da nossa época e como devemos responder ao chamado pessoal que Deus nos faz.
Estudar Santo Tomás de Aquino não significa memorizar alguns conceitos abstratos para exibi-los com erudição enfatuada. Estudar os escritos de Santo Tomás é um desafio. Um desafio porque, em primeiro lugar, precisamos nos esforçar para entendê-lo. E, quando os entendemos, precisamos nos esforçar para aplicar os princípios que ele ensina à nossa própria forma de pensar e enxergar a realidade.
O primeiro módulo explora a Igreja nascente dos três primeiros séculos, sua vida comunitária, liturgia eucarística, pregação aos judeus e gentios, perseguição e experiência das catacumbas.
Neste período turbulento de instabilidade social e política, avulta a atividade dos Apóstolos, os Padres Apostólicos e os Padres Apologetas, que inauguram a Tradição Teológica da Patrística absorvendo as categorias filosóficas clássicas para confrontar, intelectualmente, o mundo pagão. O objetivo dessa árdua elaboração conceitual é o de estabelecer a Ortodoxia diante das heresias, principalmente a ariana, condenada pelo Concílio de Niceia, em 325.
O segundo módulo analisa a decadência do império romano, com as invasões bárbaras e o estabelecimento da Igreja como núcleo da cultura e da moral social, culminando com o Renascença Carolíngia.
Como a Revelação de Deus se deu no tempo, o Cristianismo é uma religião essencialmente histórica, que perpetua o mistério da Encarnação em cada geração de cristãos. Por isso, conhecer a História da Igreja é reconhecer a identidade da Tradição Católica, desenvolvida e amadurecida ao longo dos séculos diante dos desafios de cada época.
Além do cultivo cultural, do exercício da inteligência conceitual e da imaginação narrativa, esse conhecimento histórico pretende alimentar a fé do cristão ao aproximá-lo da comunidade histórica da Igreja, percebendo que a vida cristã tem uma essência comum, ainda que os contextos históricos mudem.
I. Introdução breve à Suma Teológica
1. Existência de Deus
2. Essência de Deus
3. Natureza humana
4. Conhecimento humano
5. Ação humana
II. Metafísica
1. Introdução ao autor e à obra
2. Continuação
3. Continuação
4. Metodologia: Teologia como ciência (I, q. 1, a. 1-4)
5. Continuação
6. A existência de Deus (I, q.2)
7. A existência de Deus (I, q.2, a.1-3)
8. A essência de Deus (I, q. 3-26)
9. Teodiceia e o problema do mal (I. q.2, art.3, 1ª obj.)
10. A distinção das coisas e a causa do mal (I, q. 48-49)
11. O bem em geral e a bondade de Deus em particular (I, q. 5-6)
12. Continuação
13. Continuação
14. A simplicidade de Deus (I, q. 3)
15. A infinidade de Deus (I, q. 7)
16. A existência de Deus nas coisas. Teísmo, panteísmo e deísmo (I. q. 8)
17. A imutabilidade e a eternidade (I, q. 9-10)
18. A unidade de Deus (I, q. 11)
19. Como conhecemos Deus (I, q. 12)
20. Continuação
21. Os nomes divinos (I, q. 13)
22. Continuação
23. A ciência de Deus (I, q. 14)
24. Cont. As ideias (I, q. 14-15)
25. A verdade e a falsidade (I, q. 16-17)
26. A falsidade (I, q. 17)
27. A vontade de Deus (I, q 19)
28. O grande assalto da inteligência (2/3)
29. O amor, a justiça e a misericórdia de Deus (I, 1. 20-21)
30. A providência e a predestinação de Deus (I, q. 22-23)
31. A potência e a bem-aventurança de Deus (I, q. 25-26)
III. Antropologia
1. Introdução à concepção tomista de pessoa humana
2. Continuação
3. A criação da criatura corporal (I. q. 65)
4. A pessoa humana, composta de substância espiritual e corporal (I, q. 75, a. 3-7)
5. A união da alma e do corpo (I, q. 76)
6. As potências da alma em geral (I, q. 77)
7. Continuação
8. As potências da alma em particular (I, q. 78)
10. As potências intelectivas (I, q. 79, a. 1-3)
11. Cont. Intelecto agente, memória, razão e inteligência (I, q. 79, a. 3-13)
12. Cont. A sindérese e a consciência (I, q. 79, a. 12-12)
I. Introdução breve à Suma Teológica
1. Existência de Deus
2. Essência de Deus
3. Natureza humana
4. Conhecimento humano
5. Ação humana
II. Metafísica
1. Introdução ao autor e à obra
2. Continuação
3. Continuação
4. Metodologia: Teologia como ciência (I, q. 1, a. 1-4)
5. Continuação
6. A existência de Deus (I, q.2)
7. A existência de Deus (I, q.2, a.1-3)
8. A essência de Deus (I, q. 3-26)
9. Teodiceia e o problema do mal (I. q.2, art.3, 1ª obj.)
10. A distinção das coisas e a causa do mal (I, q. 48-49)
11. O bem em geral e a bondade de Deus em particular (I, q. 5-6)
12. Continuação
13. Continuação
14. A simplicidade de Deus (I, q. 3)
15. A infinidade de Deus (I, q. 7)
16. A existência de Deus nas coisas. Teísmo, panteísmo e deísmo (I. q. 8)
17. A imutabilidade e a eternidade (I, q. 9-10)
18. A unidade de Deus (I, q. 11)
19. Como conhecemos Deus (I, q. 12)
20. Continuação
21. Os nomes divinos (I, q. 13)
22. Continuação
23. A ciência de Deus (I, q. 14)
24. Cont. As ideias (I, q. 14-15)
25. A verdade e a falsidade (I, q. 16-17)
26. A falsidade (I, q. 17)
27. A vontade de Deus (I, q 19)
28. O grande assalto da inteligência (2/3)
29. O amor, a justiça e a misericórdia de Deus (I, 1. 20-21)
30. A providência e a predestinação de Deus (I, q. 22-23)
31. A potência e a bem-aventurança de Deus (I, q. 25-26)
32. Cosmologia: A processão das criaturas a partir de Deus (I, q. 44)
33. O modo como as coisas emanam do primeiro princípio (I, q. 45)
34. A questão do tempo (I, q. 46)
35. A diferenciação entre as coisas. A Providência (I, q. 47, 103-105)
III. Antropologia
1. Introdução à concepção tomista de pessoa humana
2. Continuação
3. A criação da criatura corporal (I. q. 65)
4. A pessoa humana, composta de substância espiritual e corporal (I, q. 75, a. 3-7)
5. A união da alma e do corpo (I, q. 76)
6. As potências da alma em geral (I, q. 77)
7. Continuação
8. As potências da alma em particular (I, q. 78)
10. As potências intelectivas (I, q. 79, a. 1-3)
11. Cont. Intelecto agente, memória, razão e inteligência (I, q. 79, a. 3-13)
12. Cont. A sindérese e a consciência (I, q. 79, a. 12-12)
IV. Epistemologia
1. Introdução: Teologia, antropologia e epistemologia
2. Como a alma, unida ao corpo, conhece as coisas corporais inferiores (I, q. 84)
3. Continuação
4. Continuação
5. Continuação (I, q. 84, a. 6-7)
6. O modo e a ordem de conhecer (I, q. 85)
7. O conhecimento do que está acima da alma (I, q. 88)
8. O conhecimento da alma separada (I, q. 89)
V. Ética
1. Ética, felicidade e racionalidade (I-II, q. 1, a. 1-2)
2. A finalidade última da ação humana (I-II, q. 1, a. 3)
3. Cont. Contexto da ética clássica.
4. Em que consiste a bem-aventurança humana (I-II, q. 2)
5. Cont. Bem-aventurança como união com a essência de Deus (I-II, q. 3, a. 8)
6. Condição e aquisição da bem-aventurança (I-II, q. 4-5)
7. Vontade (I-II, q. 6-13)
8. Cont. Intenção e deliberação (I-II, q. 9, 13)
9. Qualificação moral de atos bons e maus (I-II, q. 18-21)
10. As paixões da alma (I-II, q. 22-48)
11. O amor (I-II, q. 26-29)
VI. Virtudes
1. Os hábitos em geral quanto à sua substância. (I-II, q. 49)
2. Virtudes intelectuais e morais (I-II, q. 58)
3. Virtudes morais e paixão. Distinção entre as virtudes entre si (I-II, q. 59-60)
4. As virtudes cardeais e teologais (I-II, q. 61-62)
5. A causa das virtudes (I-II, q. 63)
6. Dons, bem-aventuranças e frutos do Espírito Santo (I-II, q. 68, a. 4; q. 69, a. 3; q. 70, a. 3)
VII. Virtudes particulares
1. Prudência (II-II, q. 47-56)
2. Temperança (II-II, q- 141-170)
3. Cont. Casos particulares da temperança
4. Fortaleza (II-II, q. 123-140)
5. Justiça e o direito (II-II, q. 57)
6. Cont. As partes da justiça (I-II, q.58)
7. Fé (II-II, q. 1-16)
8. Esperança (II-II, q. 17-22)
9. Caridade (II-II, q. 23-46)
10. Os sete pecados capitais
VIII. Lei
1. Essência da lei (I-II, q. 90, a. 1)
2. Bem comum (I-II, q. 90, a. 2)
3. Diversidade e analogia das leis (I-II, q. 91)
4. Cont. Lei eterna (I-II, q. 91, a. 4-6; q. 93)
5. Lei eterna (I-II, q. 93)
6. Lei natural (I-II, q. 94)
7. Continuação
8. Lei natural e humana (I-II, q. 94-95)
IV. Epistemologia
1. Introdução: Teologia, antropologia e epistemologia
2. Como a alma, unida ao corpo, conhece as coisas corporais inferiores (I, q. 84)
3. Continuação
4. Continuação
5. Continuação (I, q. 84, a. 6-7)
6. O modo e a ordem de conhecer (I, q. 85)
7. O conhecimento do que está acima da alma (I, q. 88)
8. O conhecimento da alma separada (I, q. 89)
V. Ética
1. Ética, felicidade e racionalidade (I-II, q. 1, a. 1-2)
2. A finalidade última da ação humana (I-II, q. 1, a. 3)
3. Cont. Contexto da ética clássica.
4. Em que consiste a bem-aventurança humana (I-II, q. 2)
5. Cont. Bem-aventurança como união com a essência de Deus (I-II, q. 3, a. 8)
6. Condição e aquisição da bem-aventurança (I-II, q. 4-5)
7. Vontade (I-II, q. 6-13)
8. Cont. Intenção e deliberação (I-II, q. 9, 13)
9. Qualificação moral de atos bons e maus (I-II, q. 18-21)
10. As paixões da alma (I-II, q. 22-48)
11. O amor (I-II, q. 26-29)
VI. Virtudes
1. Os hábitos em geral quanto à sua substância. (I-II, q. 49)
2. Virtudes intelectuais e morais (I-II, q. 58)
3. Virtudes morais e paixão. Distinção entre as virtudes entre si (I-II, q. 59-60)
4. As virtudes cardeais e teologais (I-II, q. 61-62)
5. A causa das virtudes (I-II, q. 63)
6. Dons, bem-aventuranças e frutos do Espírito Santo (I-II, q. 68, a. 4; q. 69, a. 3; q. 70, a. 3)
VII. Virtudes particulares
1. Prudência (II-II, q. 47-56)
2. Temperança (II-II, q- 141-170)
3. Cont. Casos particulares da temperança
4. Fortaleza (II-II, q. 123-140)
5. Justiça e o direito (II-II, q. 57)
6. Cont. As partes da justiça (I-II, q.58)
7. Fé (II-II, q. 1-16)
8. Esperança (II-II, q. 17-22)
9. Caridade (II-II, q. 23-46)
10. Os sete pecados capitais
VIII. Lei
1. Essência da lei (I-II, q. 90, a. 1)
2. Bem comum (I-II, q. 90, a. 2)
3. Diversidade e analogia das leis (I-II, q. 91)
4. Cont. Lei eterna (I-II, q. 91, a. 4-6; q. 93)
5. Lei eterna (I-II, q. 93)
6. Lei natural (I-II, q. 94)
7. Continuação
8. Lei natural e humana (I-II, q. 94-95)
Carga horária de 200h,
divididas em 95 aulas
Aulas mensais ao vivo de tira-dúvidas
1 ano de acesso
Acesso ao canal do Telegram
Desconto na livraria
Victor Sales
Professor Victor Sales Pinheiro
Casado com Laise e pai de quatro filhos.
Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Já ministrou cursos no Centro de Cultura e Formação Cristã da Arquidiocese de Belém e na Escola da Fé da Catedral Metropolitana de Belém, além de ter proferido a aula inaugural deste ano da Faculdade Católica de Belém. Foi entrevistado para o evento de lançamento da Bíblia da Editora Minha Biblioteca Católica, além de participar de vários podcasts católicos como: Tertúlia, No Barco e Anima.
Na Internet, já ensinou lecionou em várias iniciativas pedagógicas de relevo, comoem vários cursos, como: Certificação Italo Marsili, Brasil Paralelo, Lumine.tv, o Direito como ele é de Taiguara Fernandes, Centro Dom Bosco e Especialização em Logoterapia e Análise Existencial.
São de sua autoria os livros: A crise da cultura e a ordem do amor. Ensaios filosóficos (Ed. É Realizações, 2021), Virtudes no cotidiano (Ed. Auster, 2022), O mínimo sobre filosofia (Ed. O Mínimo, 2023) e A filosofia do direito natural de John Finnis. Vol. 1 Conceitos Fundamentais (Ed. Lumen Juris, 2020) – disponíveis na sua livraria www.livrariavictorsales.com.br.
Organizador da obra do filósofo e crítico literário Benedito Nunes (com quem venceu o Prêmio Jabuti pelo livro A clave do poético), da edição bilíngue de Platão, traduzida por Carlos Alberto Nunes (Ed. UFPA) e da Coleção Teoria da Lei Natural (Ed. Lumen Juris).
Graduado em Direito (CESUPA), mestre (PUC-RJ) e doutor (UERJ) em Filosofia.
Além de todos os selos de qualidade da Hotmart, conquistou a placa Hotmart Black, um importante reconhecimento do marco notável em vendas e satisfação dos alunos, pelos cursos do seu portal www.dialetico.com.br.
Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Já ministrou cursos no Centro de Cultura e Formação Cristã da Arquidiocese de Belém e na Escola da Fé da Catedral Metropolitana de Belém, além de ter proferido a aula inaugural deste ano da Faculdade Católica de Belém. Foi entrevistado para o evento de lançamento da Bíblia da Editora Minha Biblioteca Católica, além de participar de vários podcasts católicos como: Tertúlia, No Barco e Anima.
Na Internet, já ensinou lecionou em várias iniciativas pedagógicas de relevo, comoem vários cursos, como: Certificação Italo Marsili, Brasil Paralelo, Lumine.tv, o Direito como ele é de Taiguara Fernandes, Centro Dom Bosco e Especialização em Logoterapia e Análise Existencial.
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